ATM e Síndrome de Dor Miofascial, com Animação

Este vídeo e outras imagens/vídeos relacionados (em alta definição) estão disponíveis para download sob licença aqui!


A articulação temporomandibular – a ATM – é a articulação entre a mandíbula e o osso temporal do crânio. O ATM é responsável pelo movimento da mandíbula e permite mastigar, falar e bocejar. Desordens temporomandibulares, ou DTM, se referem a um grupo de condições caracterizadas por dor na área da mandíbula e movimento limitado da mandíbula. DTM podem ser causadas por problemas na articulação em si ou nos músculos em torno da articulação. Problemas na articulação podem incluir: artrite, inflamação e desarranjos internos. Quando o problema é nos músculos, a condição é chamada de síndrome da dor miofascial.
A síndrome da dor miofascial é muito comum e pode ocorrer em pacientes com uma articulação temporomandibular normal. A síndrome é caracterizada pela presença de pontos híper-irritáveis localizados nos músculos esqueléticos chamados de pontos gatilho. Um ponto gatilho pode ser sentido como um nódulo de músculo com consistência mais dura que o normal. Palpação de pontos gatilho pode evocar dor em um local diferente. Isto é chamado de dor referida.
Pontos gatilho são desenvolvidos como um resultado de uso excessivo do músculo. Geralmente, os músculos da mastigação são sobrecarregados quando pacientes apertam ou rangem os dentes excessivamente de forma inconsciente durante o sono. O termo médico para esta condição é “bruxismo noturno”. Um ponto gatilho é composto de muitos nódulos de contração onde fibras musculares individuais contraem e não conseguem relaxar. As contrações contínuas dos sarcômeros comprimem o fornecimento de sangue local, resultando em falta de energia na área. Esta crise metabólica ativa os receptores de dor, gerando um padrão de dor regional que segue um caminho nervoso específico. Os padrões de dor são, portanto, consistentes e são bem documentados para vários músculos.
Pontos gatilho no masseter refere dor às bochechas, mandíbula, molares superiores e inferiores, sobrancelha, dentro da orelha e em torno da área da ATM. Pontos gatilho no músculo temporal também são associados com cefaleia e dor de dente nos dentes superiores. Os principais culpados da dor miofascial na área da ATM são os músculos pterigoideos. Pontos gatilho no pterigoideo medial referem dor à região da ATM na frente da orelha, dentro da boca e parte superior exterior do pescoço. Eles também podem se manifestar como garganta dolorida e dificuldade de engolir. Dor nos pontos gatilho no pterigoideo lateral pode ser sentida na frente da orelha e na parte superior da mandíbula.
Tratamentos visam abordar bruxismo, para aliviar espasmos musculares e liberar pontos gatilho. Opções de tratamento incluem:
– Terapias: controle de stress, terapia comportamental, biofeedback – para encorajar relaxamento.
– Protetores bucais noturnos: placas oclusais e protetores bucais – para proteger o dente de danos
– Medicamento: analgésicos, relaxantes musculares e injeções de botox.
– Técnicas de liberação de pontos gatilho, como injeções secas e “spray e alongamento”.

Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn