Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) e Tratamentos, com Animação..

Este vídeo e outras imagens/vídeos relacionados (em alta definição) estão disponíveis para download sob licença aqui!


A próstata é uma glândula exócrina do sistema reprodutivo masculino do tamanho de uma noz. Ela está localizada logo abaixo da bexiga urinária e envolve a primeira parte da uretra masculina. A próstata produz um fluido leitoso que é secretado no interior da uretra, misturando-se com os espermatozoides durante a ejaculação. O fluido prostático tem a função de lubrificar e nutrir os espermatozoides.
A hiperplasia prostática benigna, ou HPB, também chamada hipertrofia prostática benigna, é uma condição na qual há aumento no tamanho da glândula da próstata. É considerada benigna, porque não é um câncer e não aumenta o risco de câncer. No entanto, quando se torna suficientemente grande, o tecido da próstata pode comprimir a uretra e bloquear o fluxo de urina, causando diversos problemas de micção e infecção do trato urinário.
HPB se torna muito comum à medida que o homem envelhece: cerca de 50% dos homens com 60 anos têm algum grau de HPB, metade deles demonstram sintomas clinicamente significativos. A HPB é resultado de alterações hormonais e é considerada uma parte normal do envelhecimento masculino. No envelhecimento dos tecidos da próstata, a taxa de proliferação celular, induzida por hormônios sexuais masculino, de alguma forma, ultrapassa a taxa de morte celular programada ou apoptose. Isso resulta em um aumento do número de células e a hipertrofia da próstata.
Existem duas classes principais de medicamentos para o tratamento de HPB:
– bloqueadores alfa-adrenérgicos: essas drogas relaxam o músculo liso na próstata e no colo da bexiga, aliviando o bloqueio do fluxo urinário.
– Inibidores da 5-alfa redutase: inibem a produção local de dihidrotestosterona ou DHT- o hormônio que é responsável pelo aumento da próstata.
Para aqueles que não respondem à medicação, tratamentos minimamente invasivos estão disponíveis. Esses tratamentos não cirúrgicos usam calor para causar morte celular ou necrose do tecido da próstata. O calor é fornecido em pequena quantidade e a um local específico para minimizar danos indesejados. Diferentes processos diferem, principalmente, pelo tipo de energia utilizada.
Ressecção transuretral da próstata é um procedimento cirúrgico para a remoção do tecido prostático, através da uretra. Esse procedimento tem sido empregado a um longo tempo e ainda é considerado padrão-ouro para o tratamento da HPB grave. Hoje em dia, geralmente, é realizado quando os medicamentos e métodos menos invasivos falham.

Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn