Síndrome de Dor Miofascial e Tratamentos de Pontos Gatilho, com Animação

Este vídeo e outras imagens/vídeos relacionados (em alta definição) estão disponíveis para download sob licença aqui!


Síndrome da dor miofascial é uma doença comum de dor crônica que pode afetar várias partes do corpo. A síndrome da dor miofascial é caracterizada pela presença de pontos híper-irritáveis localizados no músculoesquelético chamados de pontos gatilho. Um ponto gatilho pode ser sentido como uma banda ou um nódulo no músculo, com uma consistência mais dura que o normal. A palpação de pontos gatilho pode causar dor numa área diferente do corpo. Isto se chama dor referida. A dor referida torna o diagnóstico difícil, uma vez que vai replicar os sintomas de condições mais comumente conhecidas. Por exemplo, a dor associada ao ponto gatilho que causa dor na cabeça ou na região do pescoço pode manifestar-se como cefaleia tensional, dor na articulação temporomandibular, dor ocular ou zumbido.
Os sintomas da síndrome da dor miofascial incluem dor regional persistente, comumente associada a uma limitação do movimento do músculo afetado. A dor é mais frequentemente identificada na cabeça, pescoço, ombros, extremidades e na zona lombar.
Os pontos gatilho desenvolvem-se como consequência de lesões musculares. Estas podem ser trauma agudo causado por uma lesão desportiva, acidente, ou sobreutilização crônica do músculo causada por atividades ocupacionais repetitivas, stress emocional ou postura incorreta. Um ponto gatilho é composto por vários nódulos de contração onde as fibras musculares individuais contraem e não conseguem relaxar. Estas fibras fazem o músculo mais curto e constituem uma banda tensa – um grupo de fibras musculares tensas ao longo da extensão entre o ponto gatilho e a inserção muscular. A contração continuada do sarcômero muscular comprime a irrigação sanguínea local, resultando numa carência energética na área. Esta crise metabólica ativa os receptores de dor, gerando um padrão regional de dor que segue uma passagem nervosa específica. Os padrões de dor são, portanto, consistentes e bem documentados por vários músculos.
O tratamento da síndrome da dor miofascial pretende libertar os pontos gatilho e fazer o músculo afetado voltar ao seu tamanho e força normal. As opções mais comuns de tratamento incluem:
– Terapia manual, como massagem, envolve a aplicação de um determinado nível de pressão para libertar os pontos gatilho. O resultado da terapia manual depende muito da habilidade do terapeuta.
– A técnica de Spray e Alongamento em que se usa um vaporizador refrescante para baixar a temperatura da pele rapidamente enquanto se alonga, passivamente, o músculo alvo. Uma baixa repentina da temperatura da pele confere alívio da dor, permitindo que o músculo alongue completamente, o que liberta o ponto gatilho.
– Injeções no ponto gatilho de soluções salinas, anestesias locais ou esteroides são aceitos como tratamentos eficazes para os pontos gatilho miofasciais.
– Injeções secas – inserção da agulha sem injetar nenhuma solução – são consideradas tão eficazes como as infiltrações.

Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn