LASIK ou PRK? O que é mais adequado para mim?

Este vídeo e outras imagens/vídeos relacionados (em alta definição) estão disponíveis para download sob licença aqui!

LASIK, ou “ceratomileuse assistida por excimer laser in situ”, é a cirurgia de olho com laser mais comumente realizada para tratar a miopia, hipermetropia e astigmatismo. O objetivo do tratamento é remodelar a córnea para corrigir o erro refrativo do olho.
A córnea é uma estrutura transparente e possui formato semiesférico, localizada na parte frontal do olho. A córnea refrata a luz e é responsável por cerca de dois terços da potência óptica total do olho. A alteração da curvatura da córnea altera a forma como os raios de luz entram no olho. Como resultado, os raios de luz podem ser adequadamente focados na retina para uma visão mais clara. Para as pessoas com miopia, o laser é usado para tornar a córnea mais plana. Para as pessoas com hipermetropia, deixa-se a córnea mais inclinada. Para os pacientes com astigmatismo, o laser é usado para deixar a forma irregular da córnea mais regular.
A camada exterior da córnea – o epitélio – é capaz de substituir-se dentro de alguns dias depois de ser danificado ou retirado. A camada mais profunda da córnea – o estroma, ao contrário, é um tecido permanente com capacidade de regeneração muito limitada. O estroma, se alterado por um laser, permanecerá assim permanentemente.
Nesse procedimento, um “FLAP” fino e circular é feito na superfície da córnea para ter acesso ao tecido da córnea permanente. Isso pode ser feito com um instrumento de corte mecânico chamado de microquerotomia, OU, sem uso de lâmina, por um laser femtosegundo. Um excimer Laser é então empregado para remover parte do tecido corneano, remodelando a córnea. Excimer laser utiliza raios frios de luz ultravioleta para vaporizar quantidade microscópica do tecido, de forma exata para remodelar a córnea com precisão. O Excimer laser é controlado por computador e está programado com base no erro refrativo do paciente. O “FLAP” é então colocado de volta no lugar para que haja a cicatrização.
A cirurgia ocular LASIK é geralmente indolor e pode ser concluída em poucos minutos. Pode se perceber a melhora da visão de um dia para o outro.

PRK, ou Ceratectomia fotorrefrativa, foi o primeiro tipo de cirurgia ocular a laser para correção da visão e é o precursor do procedimento popular LASIK. No PRK, NÃO é feito o “FLAP”. Em vez disso, as células epiteliais sobre a superfície do olho são simplesmente removidas. Um excimer laser é então usado para remodelar a córnea, assim como é feito no LASIK.
Os resultados da correção da visão com a cirurgia PRK são comparáveis aos do LASIK, mas o período de recuperação é mais longo. Isto porque o epitélio é completamente removido no PRK e leva alguns dias para se regenerar. Os pacientes de PRK também têm mais desconforto e a visão borrada nos primeiros dias após a cirurgia. A melhora da visão também leva mais tempo para ser alcançada.
PRK, no entanto, oferece certas vantagens. O PRK não envolve a criação do “FLAP”, que contém tanto tecido epitelial quanto o tecido estromal, que é o mais profundo, com isso, todo o estroma está disponível para o tratamento. Portanto, o alcance do tratamento é maior. Isto é particularmente útil para pacientes com níveis elevados de miopia ou para aqueles cuja córnea é muito fina para LASIK. PRK também é livre de riscos de complicações relacionadas com o “FLAP”.

Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn