Infecção do Trato Urinário, com Animação.

Este vídeo e outras imagens/vídeos relacionados (em alta definição) estão disponíveis para download sob licença aqui!

A infecção do trato urinário, ou ITU, é uma infecção em qualquer parte do sistema urinário – os rins, ureteres, bexiga e uretra.
Uma infecção da uretra, ou uretrite, pode causar sensação de queimação ao urinar e corrimento esbranquiçado. A infecção da bexiga, ou cistite, pode resultar em dor pélvica, aumento da frequência urinária, dor ao urinar e sangue na urina. Uma infecção renal, ou pielonefrite aguda, podem causar dor nas costas (possivelmente apenas em um lado), febre alta, calafrios e náuseas.
ITUs ocorrem tipicamente quando a bactéria entra no trato urinário através da uretra e multiplica-se na bexiga. Mais comumente, essas bactérias vêm a partir do trato digestivo, através das fezes. ITUs são mais comuns em mulheres devido à sua anatomia. Especificamente, a curta distância do ânus para a abertura da uretra e da bexiga, tornando mais fácil para as bactérias atingirem o sistema urinário a partir do trato digestivo. É por isso que a maioria das ITUs ocorrem, principalmente, em mulheres e afetam a bexiga e a uretra.
Outras bactérias podem ser trazidas com o contato sexual. As mulheres que usam certos tipos de controle de natalidade, como diafragmas ou agentes espermicidas, apresentam maior risco. A deficiência hormonal, durante a menopausa, também torna as mulheres mais vulneráveis à infecção.
Infecção apenas na bexiga pode ser facilmente tratada com antibióticos. No entanto, se não for tratada, uma infecção do trato urinário inferior podem espalhar-se para os rins, tornando-se mais perigosa. Uma infecção renal pode resultar em danos permanentes nos rins. Em casos raros, a infecção também pode se espalhar para a corrente sanguínea, podendo ser fatal.
Infecções do trato urinário podem ser evitadas seguindo os seguintes passos:
• Beber bastante líquidos – pois, aumentará a frequência urinária para expulsar as bactérias.
• Limpar da frente para trás depois de uma evacuação – isso ajuda a impedir que as bactérias nas fezes se espalhem para a uretra.
• Esvaziar a bexiga logo após a relação sexual para expulsar as bactérias.
• Evitar produtos femininos que podem irritar a uretra, como duchas e pós.
• Evitar diafragmas e espermicidas como métodos de controle de natalidade.

Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn