Ciática, com Animação.

Este vídeo e outras imagens/vídeos relacionados (em alta definição) estão disponíveis para download sob licença aqui!


Ciática ou nevralgia ciática é uma condição comum na qual uma das raízes espinhais do nervo ciático é comprimida, resultando em dor na parte inferior das costas, nádegas, e pernas. O nervo ciático é um nervo espesso derivado de 5 raízes de nervo espinhal: L4, L5, S1, S2 e S3. Ele percorre da região lombar através das nádegas para as pernas e para os pés na parte posterior. Há um nervo ciático em cada lado do corpo. Normalmente, somente um lado do corpo é afetado.
Uma dor ciática comum é descrita como uma dor aguda na parte inferior das costas, na nádega, coxa e perna em um lado do corpo. Também pode haver dormência, queimação e formigamento. A dor pode piorar ao sentar, mover, espirrar ou tossir. Os padrões de dor dependem de qual raiz de nervo é comprimida, e segue a distribuição dos dermátomos.
A causa mais comum de ciática é uma hérnia de disco. O disco intervertebral é uma almofada elástica macia que fica entre as vértebras da coluna. Com a idade, os discos se tornam rígidos e podem rachar; o centro gelatinoso do disco pode sobressair para fora e virar uma hérnia fora dos limites normais do disco. A hérnia pressiona a raiz do nervo à medida que sai da coluna.
Na maioria dos casos a condição se resolve sozinha depois de algumas semanas de repouso e tratamento conservador. Analgésicos não esteroides anti-inflamatórios e relaxantes musculares podem ser prescritos. Exercícios de alongamento e fisioterapia podem ser recomendados.
Cirurgia pode ser necessária se a dor não acabar em 3 meses ou mais de tratamentos conservadores. A hérnia de disco pode ser removida em um procedimento chamado discectomia. Ou, em outro procedimento chamado laminotomia, parte do osso da vértebra pode ser cortado para dar espaço ao nervo.

Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn